quinta-feira, março 15, 2012

Salmão com molho asiático + um novo favorito na TV

English version

Salmon with hot, sweet and sour Asian sauce / Salmão com molho oriental

João estava vendo TV outro dia e descobriu, totalmente sem querer, “One Man and His Campervan”: ele me apressou até a sala e eu me apaixonei pelo programa na mesma hora – além de visitar lugares lindíssimos, Martin Dorey também prepara receitas deliciosas em um espaço minúsculo, com pouquíssimos utensílios (eu gostaria que as pessoas que me dizem que não cozinham porque têm uma cozinha muito pequena assistissem ao programa, também). :)
Depois de ver alguns episódios coloquei o livro dele na minha lista de desejos – vamos ver quanto tempo será até eu comprá-lo (todos sabem que tenho zero auto-controle quando o assunto é livros de receita). :)

De um recente favorito da TV para a eterna #1: Nigella. Este salmão é tão rápido e fica tão gostoso que tenho certeza de que vocês ficarão viciados na receita como eu fiquei. Prepare o arroz bem antes de começar com o peixe porque serão menos de 10 minutos para levá-lo da geladeira à mesa.

Salmão com molho asiático
um nadinha adaptado do fantástico Nigella Kitchen: Recipes from the Heart of the Home

- xícara medidora de 240ml

2 dentes de alho, descascados e amassados
2 pimentas, vermelhas ou verdes, sementes removidas, picadinhas
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
2 cebolinhas, somente a parte branca, em fatias bem finas
¼ xícara (60ml) de molho de peixe
2 colheres (sopa) de saquê
2 colheres (sopa) de mirin
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de água
1 filé de salmão, sem pele, de aproximadamente 600g

Prepare o molho: em uma tigela, misture bem o alho, a pimenta, o gengibre, a cebolinha, o molho de peixe, o mirin, o suco de limão e a água.
Aqueça uma frigideira ou chapa em fogo médio e sele o salmão nela por 4-5 minutos de um lado e 1-2 minutos do outro – o peixe deve ficar opaco e cozido no centro. Retire do fogo e transfira para um prato. Desfaça o peixe em lascas e regue com um pouco do molho.
Sirva imediatamente, com o molho restante à parte.

Rend.: 4 porções

9 comentários:

tatiane disse...

Vou dar uma fuçada pra achar o programa.
Ah, esse salmão é uma delicinha, vire-e-mexe eu faço aqui, e em dias de preguiça master, nem faço arroz, só couscous hidratado mais o molho já garante barriga cheia :)
beijos

Carolina disse...

Pati, não sabia desse programa. Você viu em qual canal?

Adorei a receita, salmão é meu peixe favorito e a Nigella é diva forever!

Bjos, Carol.

Tina Lopes disse...

Esse eu vou fazer! Juro! Só me falta descobrir (e comprar) o que é mirin! \o/

raquel a. disse...

Hoje tem salmão aqui em casa mas não tem gengibre nem pimenta pra fazer esse molho! Chuinf!

Não conheço esse programa, passa na BBC né? Beijo!

Anônimo disse...

O salmão está com cara boa.

Sou nova aqui no seu blog (e na cozinha, hehehe) e estava vendo sua lista de livros, e não tem nenhum brasileiro. Você tem alguma restrição a livros nacionais? Indica algum?

Abs.

Patricia Scarpin disse...

Carol, eu vi no canal Globosat (502 na Net).
Bj!

Raq, é da BBC e eu assisto no canal Globosat (502 na Net).
xx

Anônimo, não uso livros nacionais, os poucos que possuo têm receitas em que faltam informações preciosas (como temperatura de forno, tamanho de forma, etc.).

Anônimo disse...

Patricia, O que é esse molho de peixe?? É o Nam Plá?
beijos
Carol

Vinicius disse...

Patricia esse molho de peixe é o nam pla?

Patricia Scarpin disse...

Vinicius, não sei - na embalagem está escrito "fish sauce" apenas.